QUAL A DIFERENÇA ENTRE RECEPTOR IPTV, TV BOX E HTV.
- CMN IPTV
- 12 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2019
Vamos tentar aqui, explicar a diferença destes três aparelhos.

Receptor IPTV, é um receptor que capta os canais de TV através de um sintonizador de tv via satélite ou de tv a cabo e que também pode ser ligado à internet para receber conteúdos via streaming.
O Receptor IPTV usa um firmware proprietário (desenvolvido pela marca que o produz) para controlar toda a sua interface (que é a tela personalizada do receptor por onde o usuário escolhe os canais, configura o receptor e demais funções do aparelho), inclusive a função IPTV, bem como o conteúdo que é oferecido via streaming. Geralmente é oferecido pela marca que o está comercializando que tem um servidor próprio de conteúdo para o IPTV da sua marca.
Há raros casos em que o receptor oferece firmware desenvolvido em Android. O receptor IPTV é um receptor proibido de comercialização no Brasil, ou seja, não é homologado para venda no Brasil pois por conter um sintonizador de tv (tuner) ele é classificado como produto de telecomunicações, este tipo de produto necessita de homologação para poder ser comercializado no Brasil e por fim é considerado um receptor para tv pirata.
TV Box – é na realidade um pequeno computador portátil que em muitos casos tem o formato parecido com o de um receptor de tv, ele é fabricado para ser ligado diretamente à internet para realizar suas diversas funções semelhantes às de um Smartphone ou Tablet e não tem entrada para nenhum tipo de antena de tv, ou seja, não tem um sintonizador para sinal de satélite ou cabo.
O software principal do TV Box é na maioria das vezes o sistema Android e é possível instalar os mesmos aplicativos Android disponíveis para celulares e tablets. O TV Box é excelente para transformar qualquer televisão em Smart TV pois possibilita uma gama de utilizações para o aparelho de acordo com a necessidade de criatividade do usuário.
HTV – é um receptor com pouco tempo de mercado, mas com estrondoso sucesso. Trata-se de um aparelho que possibilita a transmissão via internet, seja Wi-Fi ou Ethernet, de quase 200 canais ao redor do mundo, pelo IPTV.
Isso sem necessidade de antena ou de qualquer cabo, pois usa de software Android, onde são baixados aplicativos que possibilitam isso.
o receptor possui uma entrada RJ45 para conexão de internet através do cabo, mas também possui opção para Wi-Fi. Dessa forma, os únicos cabos realmente necessários são o USB, fonte de alimentação (5V) e HDMI.
O cabo USB e da fonte servem para ligar o aparelho, já o HDMI funciona para conectar o aparelho a sua televisão. Dessa forma, com o aparelho já conectado, você acessa as configurações do aparelho e conecta-o à internet.
Comentários